Kat Von D Vence Processo De Direitos Autorais Por Tatuagem De Miles Davis

Kat Von D vence processo por tatuar uma imagem de Miles Davis

Kat Von D
Kat Von D

A famosa tatuadora Kat Von D, que estrelou alguns realitys shows de tatuagem como Miami Ink e L.A Ink, foi processada pelo fotógrafo Jeffrey Sedlik’s por causa de uma foto que ele fez de Miles Davis, e que Kat tatuou em um cliente. A fotografia foi tirada em 1989, e o advogado queria direitos autorais em cima da tatuagem que ela fez. O processo durou algum tempo, mas a decisão do júri foi bem rápida. Em menos de 3 horas o resultado saiu e Kat foi vitoriosa.

Kat Von D tatuando
Tatuagem feita por Kat Von D

Ela fez a tatuagem em 2017, onde postou o resultado no seu instagram e também na conta do seu estúdio na época, o High Voltage Tattoo, hoje em dia a postagem conta com mais de 85 mil likes. Além de ser muito popular por causa dos realitys, ela conta com quase dez milhões de seguidores. O juri decidiu que ela não violou os direitos da imagem e fez um uso justo da foto, fazendo algumas modificações na tatuagem.

Tatuagem de Miles Davis
Processo da tatuagem da foto

O advogado de Kat, Alan Grodsky, disse que o tribunal não deveria nem ter aceito a denúncia. “Foi preciso deliberar um júri com oito pessoas e menos de três horas pra chegarem a conclusão de que não houve violação de direitos autorais.”

kat von d processo direitos autorais tatuagem tattoopediabr 3 1
Kat Von D saindo da audiência com seu advogado

Mas o caso ainda não foi dado como perdido, e o advogado de Jeffrey, Robert Allen, vai recorrer da decisão. “Claro que ficamos decepcionados com a decisão! Alguns problemas nunca deveriam chegar ao júri. Não há dúvidas de que a fotografia do meu cliente e a tatuagem são idênticas. Esse processo não é sobre tatuagem, é sobre artistas visuais tendo seus direitos garantidos e não sendo usados indiscriminadamente por outras pessoas.”

kat von d processo direitos autorais tatuagem tattoopediabr 2

O especialista em direitos autorais e professor da Universidade de Syracuse explica: “Se Kat tivesse perdido esse processo, abriria jurisdição pra muita confusão para outros tatuadores. Se você é um tatuador e um cliente chega pedindo pra você tatuar uma foto, você precisa se preocupar e perguntar se o cliente tem os direitos autorais daquela foto.”

Shubha Ghosh
Shubha Ghosh, especialista em direitos autorais da Universidade de Syracuse

Vamos aguardar mais informações sobre o caso.

Fonte: The New York Times

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias