Produtora De Video Game Vence Processo Contra Tatuador De Lebron James

Lebron James: suas tatuagens teriam direitos reservados ao tatuador?

Lebron James tatuador

A gigante 2K, produtora de video games venceu um processo por direitos autorais contra o tatuador de Lebron James, uma das maiores estrelas do esporte mundial e dominante na NBA. No caso, o júri determinou que não houve violação dos direitos de imagem porque no contrato com a Take Two, constava que todos os jogadores concordavam em ceder seus direitos para serem reproduzidos fielmente no game. Recentemente noticiamos aqui que a Kat Von D venceu um processo contra um fotógrafo alegando os mesmos direitos.

Advogada da 2K
Dale Cendali, advogada da Take Two – 2K

Advogada da Take Two comentou a decisão:

“Essa decisão é muito importante pra toda indústria do entretenimento. Para todas as pessoas que fizeram uma tatuagem e ficaram receosas de poder mostrar o próprio corpo e suas tatuagens publicamente.”

Tatuador de Lebron James
Tatuador Jimmy Hayden

Não foi a primeira vez que o tatuador Jimmy Hayden processou a empresa, ele é responsável também por tatuagens em pelo menos mais duas estrelas da NBA, como Shaquille O’Neal e Kyrie Irving. Em 2017 Jimmy alegou que eles renderizaram as tatuagens nos jogadores em várias plataformas de video game diferentes, infringindo os seus direitos de imagem.

Em caso parecido, tatuadora venceu o processo contra a 2K

A tatuadora Catherine Alexander tinha alegado que a produtora tinha infringido seus direitos autorais em tatuagens feitas no lutador de WWE, Randy Orton. A tatuadora disse que em 2009 a produtora entrou em contato com ela, oferecendo 450 dólares para poderem usar os seus desenhos exclusivos e a tatuagem em Randy, proposta que foi recusada pela artista.

Randy Orton
Randy Orton

processo tatuador contra 2k tattoopediabr 1

Em sua defesa na época, a 2K alegou uso justo porque os fins eram para fazer o personagem ser o mais fiel possível da vida real no video game, e que isso não feria os direitos de imagem de Catherine Alexander. O júri entendeu que a empresa não fez o uso justo e deu causa ganha para a tatuadora, que na época recebeu 3.750 dólares por danos.

processo tatuador contra 2k tattoopediabr 1
Decisão do Juiz

Tribunal

Mais um processo e mais uma vitória da 2K em 2020

O estúdio Solid Oak Sketches também tinha entrado com um processo contra a Take Two – 2K no ano de 2020, alegando que eles tinham o direito de imagem das tatuagens de três jogadores da NBA: Lebron James, Kenyon Martin e Eric Bledsoe. Nesse processo o Juiz entendeu que no contrato dos jogadores com a NBA, incluíam também os direitos de imagens das tatuagens nos termos.

processo tatuador contra 2k tattoopediabr 6

Parece que isso vai se tornar cada vez mais comum nas notícias, já que existem casos iguais com resultados diferentes. Vamos ficar de olho e qualquer novidade você saberá primeiro aqui!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias