Tatuagem Com Símbolo De Cristo é Achada Em Corpo Com Mais De 1300 Anos

Tatuagem em homenagem a Cristo no Sudão

Tatuagem de Cristo é encontrada no Sudão

Tatuagem em homenagem a Cristo no Sudão
Vista do monastério onde o corpo com a tatuagem foi encontrado

Esse é mais um daqueles achados que mostra que nossa tatuagem tá pelo mundo há literalmente milhares de anos por aí, adornando e enfeitando as pessoas. Os arqueólogos da Universidade de Varsóvia, dizem que foi um achado muito raro. Uma tattoo com um símbolo de Jesus Cristo no peito do pé direito de um cadáver. A descoberta foi divulgada pelo Centro Polonês de Arqueologia do Mediterrâneo.

Tatuagem em homenagem a Cristo
Universidade de Varsóvia

Os pesquisadores estavam investigando o mosteiro mais bem preservado do Sudão, no deserto de Bayuda. As escavações foram feitas entre 2012 e 2018, e os achados foram datados dos séculos 7 a 13. No mosteiro, eles encontraram centenas de corpos sepultados em 4 cemitérios diferentes. Um dos corpos enterrados em Ghazali, eles encontraram um Cristograma no pé e as letras gregas Alfa e Ômega.

Tatuagem em homenagem a Cristo
Chi rho

Segundo o comunicado da Universidade, Chi e Rho, que foram encontradas tatuadas no pé do cadáver, formam uma abreviação de um monograma para o nome Cristo. E Alfa e Ômega, significam a crença cristã de que Jesus é o início e o fim de tudo. Tal espanto com a tatuagem encontrada, se deve ao fato de ser apenas a segunda evidência de tatuagens na civilização Núbia Medieval.

(A civilização Núbia surgiu por volta de 4.000 a.c, em meio ao escaldante Deserto do Saara e, assim como o Egito, é uma ”dádiva do Nilo”)

Tatuagem em homenagem a Cristo

Quem percebeu a tatuagem no cadáver, foi a especialista Karen A. Guibault, da Universidade Purdue nos Estados Unidos, durante uma sessão de fotografias no laboratório de Bioarqueologia da Universidade de Varsóvia.

“Foi uma grande surpresa ver de repente o que parecia ser uma tatuagem enquanto eu estava trabalhando com a coleção de Ghazali, no início, eu não estava certa, mas quando as imagens foram processadas e a tatuagem ficou claramente visível, quaisquer incertezas iniciais foram dissipadas.”

Apesar da tatuagem mostrar que o indivíduo era Cristão, não se pode afirmar se era um dos monges, já que ele foi encontrado num cemitério usado por pessoas da comunidade que habitava o local na época. As pesquisas mostram que ele tinha entre 35 e 50 anos quando morreu.

Fonte: PCMAU of Warsaw

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias