Estudo Revela Que 83% Das Tintas De Tatuagem Dos EUA Escondem Ingredientes Nocivos à Saúde!

Tintas de tatuagem

Tintas de tatuagem dos EUA escondem ingredientes que trazem risco

Universidade que conduziu os estudos
Universidade que conduziu as pesquisas

Pesquisas de uma unversidade de Nova Iorque, revelam que a maioria das tintas de tatuagem dos EUA escondem informações e ingredientes que podem ser nocivos pra saúde dos tatuados! O estudo, liderado por Jonn Swierk do Departamento de Química da Universidade de Binghamton, foi publicado recentemente no periódico Analytical Chemistry. Mas calminha! Aqui no Brasil a ANVISA faz um trabalho que chega a ser chato quando se refere às tintas de tatuagem que eles aprovam. Obviamente que isso não impede que os tatuadores consigam importar algumas, vamos ver o que a pesquisa mostrou.

Professor químico sobre tintas de tatuagem
Jonn Swierk

Uma pesquisa profunda com as marcas de tintas mais populares dos EUA, revelou que de 54 análises, um número enorme de 45 tubos continham ingredientes que não foram listados no rótulo ou na bula dos produtos. Alguns dos aditivos não listados continham ingredientes químicos conhecidos por trazer grande risco à nossa saúde. Um desses elementos que foi mais encontrado nos estudos é o Polietilenoglicol, composto que pode causar insuficiência renal aguda.

Ingrediente que traz risco pra saude dos tatuados

Além disso, muitas da tintas também continham o 2-Fenoxyetanol, que se usado em doses elevadas pode ter um efeito tóxico em nosso organismo, e como sabemos que quem AMA tatuagem geralmente se enche de tattoos, a probabilidade de dar uma merda federal é bastante grande! De acordo com o Instituto Nacional de Saúde, irritações pulmonares e hepáticas, assim como danos renais e nervosos estão listados como possíveis complicações com o uso desses componentes.

Tintas de tatuagem perigosas para a saúde
Raw Ink

Swierk e sua equipe de pesquisadores dizem que não querem alarmar ou deixar os Estadunidenses desesperados, mas sim querem que a indústria da tatuagem dos EUA seja mais transparente com o que eles usam em suas composições!

“Estamos esperando que os fabricantes encarem isso como uma oportunidade para reavaliar seus processos, e que os artistas e clientes encarem isso como uma oportunidade para exigir uma melhor rotulagem e fabricação”

Tintas de tatuagem
Starbrite Colors

Recall de tintas de tatuagem fazem parte do trabalho da FDA

A Food and Drug Administration é como se fosse a ANVISA deles, e é a responsável por tentar manter a ordem nos produtos de tatuagem nos EUA. Entre os anos de 2003 até 2023 foram ordenados 18 recalls de tintas de tatuagem por estarem contaminadas com uma série de microorganismos, e alguns deles poderiam causar infecções na tatuagem. Vai vendo que a cicatrização da sua tatuagem depende também de uma fabricante de materiais que leva a sério a sua saúde!

Tintas de tatuagem podem causar risco a saúde
Intenze

Um problema que a própria FDA poderia resolver seria tirar as tintas de tatuagem como sendo regulamentadas como um produto meramente cosmético. Mas o que isso significa? Em grande maioria dos casos esses produtos sequer passam por um sistema de aprovação do FDA, fazendo com que os fabricantes se sintam livres pra colocar até nano partículas de plástico nas suas tintas!

tintas de tatuagem escondem ingredientes cancerigenos tattoopediaBR 7

Problemas sérios também na União Europeia

Recentemente houve um desespero por parte de fabricantes e tatuadores da Europa, tudo isso porque a European Chemicals Agency chegou a emitir um comunicado proibindo as tintas verde e azul, depois que uma pesquisa mostrou que elas podiam conter ingredientes perigosos pra saúde dos clientes.

tintas de tatuagem escondem ingredientes cancerigenos tattoopediaBR 6

Teorias que podem explicar o motivo da FDA não ligar muito pras tintas:

A maioria de nós sabemos que os Estadunidenses não tem sistema de saúde público, logo, qualquer problema de saúde a galera de lá não tem um SUS pra poder pedir socorro, e vai gastar uma baba com as consultas e o tratamento. Será que é por isso que eles deixam de fiscalizar como deveriam uma parada que fica pra sempre na nossa pele? Já na Europa o sistema de saúde é público, parecido com o Brasil, assim sendo, qualquer merda que aconteça com os cidadãos, quem vai arcar com todos os custos de tratamento é o Governo. Fica aí a reflexão. Fonte: NY Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outros Posts