Jacci Gresham: Primeira Tatuadora Negra Dos Estados Unidos

Jacci Gresham é a primeira tatuadora negra dos EUA e tatua até hoje!

Jacci Gresham tatuadora negra americana
O sorrisão da lenda! Jacci Gresham

A artista Jacci Gresham começou a tatuar em 1976, e ela foi a primeira tatuadora negra não só de New Orleans, mas de todo os Estados Unidos, respeita ela! Essa mulher conta que teve muitos percalços na vida, principalmente por ser uma mulher afro americana, mas que ela os atravessou com elegância e muita tattoo! Hoje ela tem seus bem vividos 77 anos e diz que ela nem sonhava em trabalhar com tatuagem:

“Eu não tinha planos pra minha carreira”

Estúdio de tatuagem de Jacci Gresham
Aart Accent Tattoos, estúdio de Jacci

Jacci conta que se mudou de Detroit para New Orleans quando tinha 29 anos, e diz que não se arrepende de nada:

“Os melhores momentos da minha vida é quando eu coloco a minha marca em alguma pessoa, e a maioria delas fica muito empolgada também. É gratificante demais quando eu encontro um cliente e eles me dizem que eu fiz sua primeira tatuagem, e eu olho e vejo que é melhor do que muita tattoo feita hoje em dia!”

Tatuagem feita pela tatuadora Jacci Gresham
Tatuagem tradicional feita por Jacci

A vida da jovem futura tatuadora

Nascida no Michigan, Jacci conta que como a maioria dos tatuadores adorava desenhar quando era pequena criança. Ela também fez faculdade de Arquitetura e Engenharia. A história dela com tatuagem nasceu com um grande amigo que fez enquanto trabalhava na General Motors, o Indiano Ajit Singh.

“Eu tinha uns 25 ou 26 anos naquela época, estávamos numa festa na casa da namorada dele e Ali (apelido de Ajit) estava cozinhando Curry. A razão pela qual a gente se deu tão bem, foi que eu adorava comida apimentada, até hoje são as minhas preferidas.”

Jacci Gresham
A jovenzita 😀

“Quando sai da casa eu vi Ali desenhando várias águias tradicionais na calçada. Ele me disse que estava apenas desenhando para as crianças se divertirem, e logo depois me disse que era também formado em Arte e que tinha aprendido a tatuar no tempo que tinha morado em Londres alguns anos atrás.”

jacci gresham primeira tatuadora negra EUA tattoopediabr 2

O terceiro Estúdio de Tatuagem de New Orleans!

Jacci conta como foi a ideia deles montarem seu próprio estúdio de tattoo:

“Quando a gente se deu conta que em New Orleans só existiam dois estúdios de tatuagem, Ali olhou pra mim como se tivesse pensando em abrir um negócio nosso. Era a combinação perfeita! Eu tinha um dinheiro guardado e o Ali sabia tatuar, assim ele poderia me ensinar também”

jacci gresham primeira tatuadora negra EUA tattoopediabr 1

Eles inauguraram o estúdio em 1976 exatamente aonde ele está até os dias de hoje! Jacci nunca tinha feito uma tatuagem e nem ela própria era tatuada, e mesmo assim ela confiou no próprio talento e amor a arte, que desde criança estava dentro dela. Foram várias aulas de desenho de tatuagens tradicionais com lápis e caneta esferográfica. Quando se deram conta, os outros dois estúdios de tattoo tinham fechado as portas, tornando o Art Accent o mais antigo empreendimento de tatuagem de New Orleans!

jacci gresham primeira tatuadora negra EUA tattoopediabr 2

Segunda filial do estúdio destruída pelo furação Katrina

O negócio deu tão certo que Jacci e Ali resolveram abrir outro estúdio, dessa vez na St Claude Avenue em 1982, mas em 2005 ela perdeu o estúdio e sua casa no desastre do furacão Katrina. Ela nunca mais abriu mais nenhuma filial e ficou com o primeiro estúdio. Ali morreu em 1995 e ela continuou gerindo o negócio sozinha até os dias de hoje. Na época só existiam cinco tatuadoras mulheres em todo país.

jacci gresham primeira tatuadora negra EUA tattoopediabr 3

Jim Seawright fez sua primeira tatuagem com Jacci há quase trinta anos e depois trabalhou com ela durante 10 anos como tatuador, ele diz que ela é uma artista e um ser humano incrível:

“Ela sempre foi uma artista a frente do seu tempo, cada dia no estúdio era diferente e alegre!. Na época ela já fazia tatuagens modernas que quase ninguém se atrevia a fazer. Jacci tatuava retratos realistas de animais e os outros tatuadores ainda ficavam só nos corações com flechas! Era muito mais do que os flashes nas paredes.” Conta Jim

jacci gresham primeira tatuadora negra EUA tattoopediabr 49

Tatuagem com a lenda Ed Hardy

Quando completou um ano fazendo tatuagens, Jacci pegou um vôo até San Francisco pra ser tatuada pela também lenda da tattoo mundial, Ed Hardy! Ele fez uma fênix vermelha no pulso de Jacci usando apenas uma agulha.

“Eu fiquei durante todo o tempo conversando com ele sobre tatuagem, queria aprender o máximo possível. Ele foi o primeiro a fazer fechamento de costas e tatuagens grandes nos EUA. e também pioneiro no uso de uma agulha só pra fazer tattoos pequenas. Naquela época poucas mulheres se tatuavam, e quando o faziam, era sempre tatuagens pequenas, o que esse workshop informal com Ed me ajudou a evoluir muito no meu trabalho!”

jacci gresham primeira tatuadora negra EUA tattoopediabr 6

O preconceito com pessoas negras na época

“As pessoas negras da Louisiana sempre tiveram tatuagens, mas era difícil achar um tatuador que o fizesse. Acho que a razão pra isso era que naquela época eram predominantemente grupos de motociclistas que se tatuavam, e eles não eram muito amigáveis com mulheres e pessoas negras.”

jacci gresham primeira tatuadora negra EUA tattoopediabr 5

Processo de tatuagem com Jacci Gresham

Gresham explica que gosta de fazer tatuagens realistas e também de cartoons, escritas tradicionais e as famosas comerciais. O processo de criação das suas tatuagens passa primeiro pelo desenho no papel, e se ela não gosta do resultado na folha, ela não faz a tatuagem.

jacci gresham primeira tatuadora negra EUA tattoopediabr 4

“Meus clientes precisam saber que a tatuagem na pele não vai ficar muito diferente do que eu produzir no papel”

Ela costuma fazer as tatuagens em Lettering com a própria caligrafia, sem consultar sites de fontes ou artifícios da tecnologia como PC e iPad.

Jacci Gresham

Jacci Gresham pensa em aposentadoria?

Gresham pensa em algum dia diminuir o ritmo de tatuagens diárias:

“Eu ainda adoro tatuar e fico me perguntando se tem alguma coisa errada comigo, a maioria das pessoas que eu conheço já estão enterradas. Eu estou colocando desenhos nas peles das pessoas e ela tatuam pra sempre. O que pode ser mais importante do que isso para um artista?”

Perguntada se ela se arrepende de ter largado a Engenharia ela responde:

“Eu tenho certeza que estou me dando melhor fazendo tatuagens do que desenhando prédios”

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outros Posts