Conhecendo Estilos e Técnicas de Tatuagem: Fine Line [Traço Fininho]

Tatuagem Fine Line: conhecendo estilos e técnicas de tattoo

Tatuagem Fine Line
@maidalpiaz

Uma das técnicas mais populares atualmente, que também acabou se tornando um estilo de tatuagem com direito a categorias específicas em convenções de tattoo, é o Fine Line! Aquela famosa tatuagem do traço fininho, só ilustrando pra você que ainda não tá familiarizado com todas as técnicas e estilos desse universo grandão da arte na pele. Agora vamos embarcar em uma série de matérias contando o máximo possível da história da tattoo, passando desde o Tradicional Americano até o Hiper Realismo.

Características principais do Fine Line

As tatuagens em Fine Line são conhecidas por terem obviamente uma linha fina, podendo dar margem pra detalhamentos surreais se o tatuador for especialista no assunto. Com certeza uma das técnicas mais difíceis de se fazer na tatuagem, existem profissionais que quase não treinam os traços finos e vão direto pra outras técnicas. A margem de erro pra uma tattoo Fine Line é basicamente NENHUM! Se errar, provavelmente vai ser difícil de não se notar.

Tattoo Fine Line
@moniink
  1. Traços delicados: A tatuagem Fine Line requer muita habilidade e mão firme do tatuador, que além disso tem que ter uma precisão surreal nos movimentos. Além de precisar sempre da cooperação do cliente até mesmo pra respirar. Se você der um suspiro sem avisar ao artista, pode ser que uma tragédia aconteça!
  2. Detalhes: A técnica permite que o artista faça uma variação enorme de tatuagens, não somente as famosas escritas, nomes e desenhos pequenos, mas hoje em dia muitos tatuadores dominam o Fine Line pra complementar tattoos de outros estilos, como mandalas e até retratos.
  3. Minimalistas: Queridinha das pessoas que ainda não tem nenhuma tatuagem, o Fine Line é muito conhecido por ser a porta de entrada das pessoas na tatuagem. Já que ela tem uma estética mais elegante e bem menos agressiva do que os outros estilos e técnicas.
Tatuagem Fine Line
@raphafons

Popularidade da técnica

O Fine Line começou a ganhar notoriedade e popularidade na época de 1970 em Los Angeles, mais precisamente na Califórnia, onde alguns tatuadores estavam buscando se destacar e utilizar novas técnicas pra evoluírem seus trabalhos. E um nome foi e é muito importante até os dias de hoje, tido como o Pai do estilo Fine Line, Mark Mahoney é uma lenda da tattoo e tido como pioneiro da técnica por vários artistas famosos e respeitados pelo mundo todo.

Indo na contramão das tatuagens Old School [Tradicional Americano] que usam traços bem grossos e cores sólidas, Mahoney e outros tatuadores dessa época começaram a experimentar outras formas de tatuar, usando as agulhas mais finas. A tattoo Fine Line ficou muito conhecida também por causa de tatuagens na cadeia, onde os presos usavam literalmente apenas uma agulha.

O Fine Line tem também influências de outros estilos de tattoo, como as tatuagens Japonesas e os tribais da polinésia, por usarem muitas linhas precisas em suas composições. Quanto mais o artista que se dispõe a se especializar nessa técnica estuda, melhor ele fica, assim como qualquer coisa nessa vida.

Tatuador Fine Line Mark Mahoney
Mark Mahoney

Nos dias de hoje, não é nada incomum você ver várias celebridades, artistas musicais e esportistas ostentando tatuagens em Fine Line. Miley Cyrus, Selena Gomez, Lady Gaga e várias outras pessoas do Showbizz tem pelo menos uma tattoo no estilo Fine Line.

Tattoo Traço Fino
Miley Cyrus

Cicatrização e durabilidade

Por ser uma técnica muito delicada, se o tatuador for fundo demais a tatuagem pode “estourar” os traços e ficar parecendo uma sombra por baixo do traço, se ele for superficial demais, assim que as casquinhas se forem, grande parte da tatuagem vai sumir junto! Por isso, é muito importante você procurar um especialista nessa técnica. A gente não quer uma tatuagem feia ou mal feita na nossa pele nunca, né? Depois de escolhido o tatuador certo, chegou a sua hora de tomar conta da sua tattoo nova e os cuidados com a cicatrização!

Tatuagem traço fino

Por ser bem fininha, a técnica do Fine Line contribui pra uma cicatrização muito mais fácil e tranquila do que uma tattoo com preenchimentos sólidos e cheia de sombras, mas isso não significa que você pode deixar pra lá e não cuidar da sua tatuagem normalmente. Siga as recomendações do seu artista, e se tiver dúvidas de como cuidar de qualquer tatuagem, aqui tem uma matéria de uma Dermatologista respondendo várias perguntas, quebrando mitos e dando dicas infalíveis de como tratar da sua arte nova!

tatuagem fine line historia tattoopediabr athina lopes
@athina.lopes

Depois de ler essa matéria, com certeza você vai perceber que dizer que “Quero um diamante pequeno aqui no dedo” não é tão fácil quanto você pensa! Aliás, algumas áreas alguns tatuadores, mesmo que especialistas na técnica evitam tatuar, pois sabem que é basicamente uma arte temporária, como na lateral dos dedos, por exemplo! Vale a pena conversas com seu artista e alinhas suas expectativas!

tatuagem fine line historia tattoopediabr petalacavalcanti
@petalacavalcanti

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outros Posts