Pessoas Com Vitiligo Podem Fazer Tatuagem?

Vitiligo e Tatuagem: pode ou não pode?

Tatuagem e Vitiligo

Muita gente se pergunta se pessoas com Vitiligo podem fazer tatuagem, e isso é uma dúvida bem comum entre clientes e até mesmo tatuadores, como sempre, a resposta nunca é com aquela certeza absoluta, e sim: quem tem Vitiligo pode se tatuar se prestar atenção em alguns pontos importantes da saúde, e de prováveis efeitos colaterais no organismo como o Efeito de Koebner, que faz com que novas manchas brancas apareçam em locais onde antes a pele estava íntegra.

Existem outras condições de pele que também valem ser abordadas, a Psoríase é um exemplo de artigo que tá na fila pra gente se aprofundar, mas nessa aqui vamos focar apenas em uma, já é? Só pra vocês saberem que não existe assunto que englobe tatuagem e saúde, em que nós não vamos dar atenção plena!

Vitiligo e Tatuagem Michael Jackson
Michael Jackson

O que é Vitiligo?

O Vitiligo é uma condição autoimune crônica de pele que se caracteriza pela perda da Melanina, que é responsável pela pigmentação da nossa pele, olhos e também dos cabelos. Isso resulta em vários locais do corpo com manchas brancas. A pessoa mais famosa que tinha Vitiligo foi o Rei do Pop Michael Jackson, ele foi tão importante por dar luz e voz as pessoas com a mesma condição que ele, que a data de sua morte no dia 25 de Junho, virou o Dia Mundial do Vitiligo.

O próprio Michael Jackson disse em algumas entrevistas que as pessoas o achavam uma aberração, muito por conta da pouca ou quase nenhuma informação sobre isso na grande mídia. Michael foi muito importante por destigmatizar a condição e ajudar a diminuir o preconceito com as outras pessoas que eram menos famosas que ele (absolutamente qualquer ser humano na terra). Segundo dados de 2022 da OMS (Organização Mundial da Saúde) o Vitiligo afeta cerca de 150 milhões de pessoa no mundo todo.

Existem riscos de uma pessoa com Vitiligo se tatuar?

Como você deve saber, a tatuagem é feita através de várias agulhas que perfuram a pele e injetam pigmento, logo, acaba fazendo um machucado. Toda tatuagem que existe nesse mundo, tem que ser considerada um machucado bonito, com traços, talvez sombras e cores diferentes, mas que sempre deve ser levada a sério e tratada com cuidado pra evitar qualquer problema durante a cicatruzação. E esse processo pode desencadear alguns problemas em pessoas que tem Vitiligo.

Tatuagem e Vitiligo
Ashley Soto
  • Efeito de Koebner: nessa situação, lesões de pele, machucados e dependendo do grau da condição e imunidade do paciente, até mesmo uma picada de mosquito pode desencadear essa reação autoimune, que é a de estimular o aparecimento das manchas em outros lugares do corpo, e como vocês agora sabem, a tatuagem é uma lesão na pele. Na foto de exemplo uma modelo contornou com canetinhas as suas machas, não é uma tatuagem.
  • Infecção: pessoas com Vitiligo podem ter uma pele bem mais sensível do que as outras, o que é propenso ao risco de desenvolver infecções.
  • Cicatrização: pode ser que a cicatrização da tatuagem seja mais lenta em pessoas com Vitiligo, aumentando assim o risco de complicações.

Tenho Vitiligo e quero me tatuar! O que eu faço?

Sabendo dos riscos, vamos agora pra parte em que você vai fazer a sua tatuagem e ninguém nesse mundo vai te segurar! A tatuagem é uma excelente forma de poder disfarçar, camuflar ou até mesmo cobrir as manchas brancas pelo corpo. Várias pessoas ao redor do mundo fazem isso, desde atletas de MMA até Modelos, ou pessoas comuns que querem apenas eternizar sua paixão em forma de arte na pele. Isso muda bastante a auto estima de quem tem Vitiligo, transformando a vergonha de mostrar o corpo, em orgulho de carregar desenhos pra cima e pra baixo.

Tattoo e Vitiligo
Barbarhat Sueyassu e Akin Cavalcante

Fatores de risco a serem observados ao se fazer uma tattoo tendo Vitiligo:

  • Tamanho e localização: a extensão e a localização das manchas no corpo devem servir como parâmetro quando você for planejar sua tattoo. Quanto maior for a área com mancha branca, maior é a possibilidade do Efeito de Koebner acontecer.
  • Comprometimento do sistema imunológico: isso serve pra qualquer pessoa, mesmo que não tenha Vitiligo. Importante estar com a saúde em dia pra poder fazer uma tatuagem, afinal de contas, você vai ter que passar por um processo de cicatrização, e dependendo do tamanho da tattoo, seu corpo pode sentir mais dificuldade de se sarar.
tatuagem e vitiligo dermatologista tattoopediabr 7
Darius Vernon

Mitos e verdades sobre o Vitiligo:

  1. Vitiligo é contagioso?
  • “Não! É uma condição exclusiva do indivíduo e não existe qualquer chance de transmissão por toque ou convívio”, responde a dermatologista Maria Eduarda Pires, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

      2. Traumas emocionais estão relacionados à causa do Vitiligo? 

  • Sim! Em muitos casos o Vitiligo se manifesta através de uma ação psicológica traumática. “A pessoa pode ter uma predisposição genética e, através de um trauma, a doença comece a aparecer.” Diz a Dra Maria Eduarda
tatuagem e vitiligo dermatologista tattoopediabr 5
Lutador de MMA Scott Jorgensen

    3.  É possível prevenir?

  • “Não! Uma vez que existe a predisposição genética, não sabemos quem [da família] vai ter a doença e nem se ela vai se manifestar em algum momento da vida.” Explica ainda a Dra Maria Eduarda

    4.  Quem tem Vitiligo pode fazer tatuagem? 

  • “Não é recomendado que indivíduos que estão com o Vitiligo em atividade façam tatuagem ou qualquer procedimento que gere trauma na pele. Pacientes que já têm a doença estável podem tentar, mas é importante conversar com o seu médico antes.” Finaliza a Dra Maria Eduarda

Pessoas com Vitiligo

Espero que pelo menos um pouco das suas dúvidas sobre tatuagem e Vitiligo tenham sido esclarecidas aqui. Lembrando sempre que antes de fazer uma tatuagem se você tem Vitiligo, é legal visitar e conversar com seu médico sobre essa decisão. Os tatuadores são artistas e não formados em Medicina, já é? Até a próxima!

Fonte: GShow e Gemini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outros Posts