Princesa de Ukok: Múmia Com Tatuagens Nítidas e Detalhadas de 2500 Anos

Princesa de Ukok, achado arqueológico de 2.500 anos com várias tatuagens modernas e nítidas

Princesa de Ukok
Algumas das tatuagens encontradas no corpo da Princesa de Ukok

Mais uma descoberta aqueológica importantíssima pra humanidade, e especialmente pra nós que amamos tatuagens foi feita em 1993, na fronteira entre a Rússia e a Mongólia, nas montanhas da Sibéria, pesquisadores encontraram o corpo de uma mulher coberto de tatuagens, e o que chamou a atenção deles foi o estado de conservação e também os desenhos e a nitidez das tatuagens, e eles ficariam ainda mais espantados depois, quando descobriram o tempo que ela estava ali! Conheçam a história da Princesa de Ukok!

Múmia tatuada Princesa de Ukok
Escavação onde a Princesa de Ukok foi encontrada

Ela ficou primeiro conhecida como a Donzela de Gelo Siberiana. Com o avanço da tecnologia e o interesse de vários cientistas ao redor do mundo, descobriu-se que ela tinha entre 20 e 25 anos e foi enterrada há mais de 2500 anos! Os pesquisadores acreditam que ela pertencia a tribo dos Pazyryk, povo nômade que vivia por aquele local nesse período, e também de acordo com as vestimentas e a forma como ela foi enterrada.

Sua “Tumba” estava num local afastado, e junto dela foram enterrados seis cavalos, que segundo as lendas e histórias, deveriam ser seu veículo espiritual para o outro mundo, e também dois homens que possivelmente eram guerreiros, e eles também tinham tatuagens pelo corpo.

Tumba da múmia tatuada
Representação do enterro da Princesa de Ukok

Ao contrário de Ötzi, as tatuagens da Princesa de Ukok eram decorativas

A gente fez uma matéria mostrando as tatuagens da pessoa tatuada mais antiga do mundo, mas as tattoos eram todas para rituais de cura e acupuntura, já as da Princesa de Ukok eram desenhos nítidos de ornamentos e animais. Os cientistas dizem que nunca tinham visto tatuagens tão detalhadas e bem conservadas como as dela:

“Comparada a todas as tatuagens já encontradas por outros pesquisadores pelo mundo, os desenhos do povo Pazyryk são com certeza as mais detalhadas e mais bonitas. O nível de arte aqui é fenomenal. Incrível!” Diz em entrevista ao Siberian Times, Natalia Polosmak, pesquisadora-chefe da Princesa de Ukok

princesa de ukok mumia tatuada 2500 anos tattoopediabr 11
Natalia Polosmak

Detalhes de algumas tatuagens:

Segundo Polosmak, a jovem tinha a imagem de uma fabulosa criatura mítica em seu ombro esquerdo – um cervo com bico de Grifo e chifres de Capricórnio. No pulso, havia um cervo com galhadas elaboradas. O mesmo cervo/grifo também apareceu no corpo do homem encontrado mais próximo à princesa, cobrindo a maior parte do lado direito do corpo dele.

princesa de ukok mumia tatuada 2500 anos tattoopediabr 4 princesa de ukok mumia tatuada 2500 anos tattoopediabr 9

Os cientistas acreditam que as tatuagens tenham sido feitas com algumas plantas e flores queimadas, ricas em potássio. A pele parece que foi perfurada com objetos afiados, assim como pedras, cristais ou dentes de algum animal. Depois disso eles passavam uma mistura de fuligem e gordura.

“Parece que mesmo depois de tantos anos, nós também queremos fazer tatuagens como a Princesa de Ukok que viveu há mais de 2500 anos, pra nos sentir o mais bonitos possível”. Diz Natalia Polosmak

princesa de ukok mumia tatuada 2500 anos tattoopediabr 15 princesa de ukok mumia tatuada 2500 anos tattoopediabr 17

O que se sabe sobre a morte da Princesa de Ukok?

Cientistas Russos estão trabalhando na múmia usando sistema de ressonância magnética pra saberem mais coisas sobre a Princesa:

“Estamos lidando aqui com um tumor em primeiro estágio no seio direito, e com metástase pra axila. Eu tenho quase certeza que o diagnóstico é que ela tinha câncer. Além disso ela tem algumas marcas de contusões pelo corpo, como se fossem causadas pela queda de um cavalo”. Explica Andrey Letyagin ao Siberian Times.

princesa de ukok mumia tatuada 2500 anos tattoopediabr 1

Cumbuca de maconha encontrada junto com o corpo da Princesa

“Pra lidar com a dor que ela deveria estar sentindo, ela deve ter recorrido ao uso de cannabis pra aliviar o sofrimento. Desse jeito o uso da maconha era muito mais do que recreativo, era uma necessidade”. Conclui Natalia. Os arqueologistas também encontraram na tumba da Princesa de Ukok, refeições feitas de carne de carneiro e de cavalo, além de ornamentos feitos de madeira, bronze e ouro.

princesa de ukok mumia tatuada 2500 anos tattoopediabr 8

Desastres naturais aconteceram quando removeram a Princesa de Ukok

Alguns xamans de onde a Princesa de Ukok estava enterrada alertaram o Governo e os pesquisadores que levar o corpo dela pra longe, das possibilidades dela se vingar. Dito e feito! Assim que ela foi removida pra longe um forte terremoto atingiu a região, mostrando que os moradores e adoradores da Princesa estavam certos! O povo que mora na região acredita que ela era uma forte curandeira ou uma alta sacerdotisa.

princesa de ukok mumia tatuada 2500 anos tattoopediabr 13

Eles acreditam ainda que o corpo pertence a Princesa Ochi-Bala. Dizem ainda que o local que a Princesa de Ukok foi enterrada, é um local sagrado e que ela guardava o portal pro outro mundo.

princesa de ukok mumia tatuada 2500 anos tattoopediabr 18
Princesa Ochi-Bala

Onde está a Princesa de Ukok?

A múmia da Princesa de Ukok está no Museu Nacional de Anokhin, em uma pequena sala escura, com uma proteção especial e temperatura e umidades controladas. Além de só poder ser visitada pelos frequentadores poucos dias no anos.

princesa de ukok mumia tatuada 2500 anos tattoopediabr 19 princesa de ukok mumia tatuada 2500 anos tattoopediabr 3 1

Qual seria a aparência da Princesa de Ukok?

Como já dissemos, com o avançar da tecnologia é possível descobrir cada vez com mais detalhes as histórias e até a aparência das pessoas. Cientistas fizeram uma simulação pra saber como seria a Princesa antes de morrer, e o resultado é impressionante! Fiquem com a reprodução em computação gráfica da Princesa.

princesa de ukok mumia tatuada 2500 anos tattoopediabr 16

Eu amo demais essas descobertas! São achados de milhares de anos que mostram que o amor pelas tatuagens é sim mais antigo do que Jesus Cristo! Isso é doido demais! Que venham mais descobertas! Com certeza a gente vai ficar em cima pra trazer as novidades pra vocês!

Fonte: ABC News, Siberian Times, All Thats Interesting

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outros Posts