35% Das Tintas De Tatuagens Dos EUA Vem Contaminadas Com Bactérias De Fábrica

Tinta de tatuagem nos EUA contém bactérias, revela FDA

Tintas de tatuagens

Perigo das tintas de tatuagens! Antes do desespero deixa a gente avisar que as tintas usadas aqui no Brasil, não são as mesmas usadas nos Estados Unidos, a nossa ANVISA dá um pau na F.D.A dos estadunidenses e que aqui nós temos as tintas pra tattoo mais seguras do mundo. Entendidos? Segundo um estudo da própria F.D.A, mais de 35% dos tubos de tintas de 14 marcas diferentes vem contaminadas com bactérias de fábrica. Os testes foram todos feitos com materiais lacrados e selados do fabricante.

Os pesquisadores testaram 75 tubos de tinta pra tatuagem e maquiagem permanente de 14 marcas populares,e divulgaram o resultado alarmando ainda mais a indústria da tattoo gringa, que tempos atrás viu que 83% dos tubos de tintas não mostravam de fato que os componentes que estavam impressos nos rótulos, eram os que estavam dentro da fórmula, escondendo alguns produtos nocivos a saúde.

Tinta de tatuagem

Foram encontradas bactérias aeróbicas e anaeróbicas nos tubos lacrados de fábrica. Mais da metade dos tubos testados diziam ser esterilizados nos rótulos, mostrando que, ou o processo de esterilização precisa ser revisto, ou que simplesmente as tintas não saem esterilizadas da fábrica.

O que são bactérias Aeróbicas e Anaeróbicas?

Bactérias Aeróbicas:

  • Necessitam de oxigênio pra sobreviver e realizar seu metabolismo.
  • Características:
    • Utilizam oxigênio como receptor final de elétrons na cadeia de transporte de elétrons durante a respiração celular.
    • Crescem em ambientes ricos em oxigênio.

Bactérias Anaeróbicas:

Não necessitam de oxigênio para crescer e, em muitos casos, o oxigênio pode ser tóxico para elas.

Tinta de tattoo

Apesar da maioria das complicações com tatuagens serem alergias e reações inflamatórias, pensava-se até pouco tempo atrás que tudo isso poderia ser culpa do tatuador ou do estúdio por falta de higiene, ou por manusear erradamente os produtos. Mas agora com esses recentes estudos, parece que as próprias fabricantes de tintas de tatuagens dos Estados Unidos podem ser os verdadeiros culpados!

Segundo uma pesquisa, mais de 32% da população dos EUA tem pelo menos uma tatuagem, e esse número é considerado bem alto! Líder da pesquisa, o Dr. Seong-Jae Kim alerta:

“O aumento da popularidade da tatuagem cresceu exponencialmente nos últimos anos, assim como aumentaram os problemas relacionados ao ato de se tatuar, como alergias e reações adversas. Infecções, complicações imunológicas, hipersensibilidade e componentes tóxicos fazem parte dessa equação.”

Tinta de tattoo
Dr. Seong-Jae Kim

Quantas bactérias diferentes foram encontradas?

Ao todo foram descobertas 34 tipos de bactérias diferentes nos tubos de tintas, as mais comuns foram:

  • Staphylococcus Saprophyticus: pode causa infecção urinária
  • Staphylococcus Epidermidis: pode agravar doenças pré-existentes
  • Cutibacterium Acnes: pode causar acnes
  • Pseudomonas Putida: normalmente agrava quadros de pessoas com a imunidade baixa, pode levar a infecções de pele e até pneumonia
  • Stenotrophomonas Maltophilia: bactéria resistente a medicamentos que pode causar problemas respiratórios, Meningite e problemas no trato urinário

[Não sei se esses nomes estão corretos em Português, fiz o que pude com o Google Tradutor]

tinta de tatuagem americana com bacterias tattoopediabr 5

As reações mais comuns podem ser desde coceiras e vermelhidão, até problemas mais sérios como febre, corpo tremendo, arrepios e sudorese. O tratamento para estas condições vão de antibióticos, até a hospitalização e até mesmo cirurgias.

As tintas de tatuagem são reguladas pela F.D.A?

A F.D.A considera as tintas de tatuagens e maquiagem permanentes como simples cosméticos. Eles não são normalmente regulados pelo órgão que considera, segundo eles próprios:

“Temos outras prioridades de saúde pública, e pela falta de evidencias prévias de que as tintas causam algum problema que seja relacionado aos pigmentos e componentes”

Ao que tudo indica, a partir de agora acho que eles tem evidências suficientes pra poder prestar mais atenção as tintas de tatuagem. Dr. Kim e sua equipe planejam fazer mais estudos sobre as tintas de tattoo, criando métodos mais eficientes de detecção de bactérias nos tubos.

Fonte: Forbes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outros Posts